Sinsjusto

Notícias

Sinsjusto reforça protesto em defesa dos serviços públicos e contra a PEC 32 em Brasília

O Sinsjusto (Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado de Tocantins), por meio do 1º secretário Luiz Aires, participou de intensa mobilização de servidores públicos contra a ‘reforma’ administrativa (PEC 32), em Brasília, nos dias 14 e 15. As atividades, realizadas e convocadas pela Fenajud na capital federal, tiveram como objetivo defender o serviço público e os trabalhadores e as trabalhadoras do funcionalismo. Participaram cerca de 2 mil pessoas.

No primeiro dia, servidores e servidoras de todas as regiões do país e de diferentes segmentos protestaram pela rejeição da PEC 32, no Aeroporto Juscelino Kubitschek. No segundo dia os dirigentes se reuniram no Espaço do Servidor pela manhã e se direcionaram à Câmara, onde iniciaram o trabalho de corpo a corpo com visitação aos gabinetes de todos as Unidades da Federação.

A comissão especial da PEC 32/2020 na Câmara dos Deputados deve realizar a leitura do parecer do deputado Arthur Maia (DEM-BA) na próxima terça-feira (21). Uma boa notícia é que o governo federal não está tranquilo quanto à votação da proposta na Câmara. Há sinais de dificuldade em reunir os 308 votos necessários para aprovar a matéria. Com isso, o Sinsjusto reforça a necessidade de ampliar as mobilizações contra a proposta, com intenso envolvimento nas redes sociais. O nome e o canal de cada deputado e deputada federal pode ser verificado nas redes sociais do sindicato.

Tramitação

A proposta já passou pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara, onde teve a admissibilidade aprovada. Depois que tiver sua análise concluída na comissão especial, o texto seguirá para o Plenário, onde precisa ser votado em dois turnos.